Economia & Mercado

Buscando estreitar relações, Brasil financiará exportações para Argentina

Ricardo Stuckert/PR
Ministro Fernando Haddad declarou que operação com a Argentina não se trata de moeda única  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 23/01/2023, às 18h57   Cadastrado por Sanny Santana



O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (23) que o Banco do Brasil financiará exportações de produtos brasileiros para a Argentina. O objetivo é que ocorram trocas bilaterais sem a utilização do dólar, já que a Argentina vive uma crise econômica.

“Temos uma equipe dedicada a encontrar uma forma que dê garantias não apenas para os exportadores, mas também para o Brasil e para o Banco do Brasil em particular, que vai financiar as exportações por emissão de carta de crédito. Que dê garantias que no topo das relações comerciais estarão dois países garantindo seus créditos com base em algum ativo real e conversível, afirmou Haddas em entrevista à imprensa. 

“O Banco do Brasil não vai tomar risco nenhum dessa operação de crédito para exportação. Nós vamos ter um fundo garantidor soberano, que vai garantir as cartas de créditos emitidas pelo Banco do Brasil para exportadores brasileiros. Nem o banco argentino que tiver financiando o importador, nem o Banco do Brasil que estiver garantindo exportador, estão envolvidos no risco”, completou o ministro.

Haddad ainda deixou claro que a operação não se trata de uma moeda única, apenas “uma nova engenharia”, onde o fundo garantidor irá assumir o risco de convertibilidade de peso em real.

“Não estamos defendendo moeda única. Nós estamos defendendo uma nova engenharia, que não seja o pagamento em moedas locais,mas que não chegue ao estágio de unificação monetária”, garantiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags