Economia & Mercado

Brasil fica perto de recorde de lares em que ninguém tem emprego, nem informal; veja números

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Número que quase bateu recorde representava 17,9% da população em 2021  |   Bnews - Divulgação Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 10/10/2022, às 07h05   Redação BNews



Brasil bate recorde de lares em que ninguém tem emprego, nem informal. O levantamento que trouxe os dados foi feito pela Iesp, instituto ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro

No Brasil, 38,7 milhões de pessoas vivem em lares sem qualquer renda do trabalho, nem informal. Elas representavam 17,9% da população em 2021, o segundo maior patamar já registrado desde 2012. 

O novo número só perde para 2020, quando o isolamento social para evitar a propagação da pandemia impediu que parte relevante dos trabalhadores, principalmente os informais, conseguisse trabalhar.

Além de ganhos com o trabalho, as famílias podem receber aposentadorias, pensões, benefícios sociais, aluguéis, juros e dividendos. A maior parte tem remuneração do trabalho, que costuma corresponder a 75% da renda familiar. 

O levantamento indica, no entanto, que há 2% da população, cerca de 4 milhões de pessoas, que não recebem qualquer tipo de remuneração.

Esse percentual dobrou em relação a 2012 e representa a maior parcela já registrada de brasileiros sem qualquer tipo de renda.

De acordo com a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), feita pelo IBGE, o Brasil tem 3 milhões de desempregados que procuram vaga há dois anos ou mais, o que corresponde a 29,6% dos desocupados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp