Denúncia

Vídeo: Passageiros reclamam de superlotação em transporte intermunicipal na Bahia

Leitor BNews
Empresa estaria descumprindo decreto estadual que autoriza uso de apenas 70% da capacidade dos ônibus   |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 01/07/2021, às 20h45   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Uma aglomeração de passageiros foi registrada no ônibus de uma empresa que realiza transporte intermunicipal na Bahia. No vídeo recebido pelo BNews é possível observar diversas pessoas, bem próximas umas das outras, dentro do veículo que fazia a linha Ipiaú x Salvador. Além das pessoas sentadas nas poltronas, o ônibus tinha ainda diversos passageiros em pé. 

“Está terrível. Não tem condições isso não, está cheio”, reclama a mulher responsável pela filmagem. 

Embora o governo do estado venha tentando conter a propagação da Covid-19 por meio de medidas restritivas, sobretudo durante períodos festivos, a procura pelo transporte intermunicipal na véspera do feriado Dois de Julho, como se pode observar nas imagens, é grande. 

Contudo, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário está autorizado a funcionar com apenas 70% da sua capacidade em toda a Bahia, até o dia 4 de julho.

Procurada pela reportagem  a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba), informou que "os ônibus saem dos terminais com a lotação máxima permitida, e na estrada embarcam passageiros, descumprindo o decreto".  A agência recomenda que os passageiros denunciem essa prática aos polos regionais para mapear as localizações, ou ainda registrar denúncias junto a ouvidoria do órgão, através do telefone 0800071 0080 ou email [email protected].

A Agerba disse ainda que tem realizado blitze diariamente nas principais estradas e terminais da Bahia para coibir a prática e punir motoristas e empresas, "As operações acontecem em todas as regiões do estado, tendo 12 polos regionais nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana Itabuna, Jequié, Juazeiro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista", diz a nota.

O BNews também tentou apurar o ocorrido com a empresa envolvida na denúncia, mas não conseguiu contato com a viação. 

Assista:

*Matéria atualizada às 9h49 do dia 2 de julho para inclusão da nota da Agerba

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp