Justiça

Lula indica advogada baiana como ministra substituta do TSE

Pedro França/Agência Senado
Indicação foi publicado na edição deste sábado (23) do Diário Oficial da União  |   Bnews - Divulgação Pedro França/Agência Senado
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 23/12/2023, às 12h46



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou a advogada baiana Vera Lúcia Santana Araújo como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ato foi publicado na edição deste sábado (23) do Diário Oficial da União (DOU).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Com isso, Vera Lúcia será a segunda mulher negra a integrar a Corte. Em junho, Lula já havia indicado Edilene Lobo para compor o TSE. Ela teve o seu nome escolhido que o Supremo Tribunal Federal (STF) referendou uma lista tríplice com indicações para o cargo.

Vera Lúcia ocupará a vaga da ministra Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro, que deixa o TSE por conta do término do seu mandato.

Vera Lúcia, de 63 anos, nasceu em Livramento de Nossa Senhora, cidade da região sudoeste da Bahia. Aos 18 anos, viajou para Brasília para estudar. Ela atua como advogada eleitoral e faz parte da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e a Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp