Justiça

Luiz Viana toma posse para segundo mandato como presidente da OAB-BA

Publicado em 02/01/2016, às 18h58   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Vencedor das disputas de novembro, o advogado Luiz Viana Queiroz tomou posse nesta sexta-feira (1º) do segundo mandato como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA).
A cerimônia aconteceu no Auditório Teixeira de Freitas, na sede da Seccional, e teve a presença de integrantes da nova diretoria: a vice-presidente Ana Patrícia Dantas Leão, o secretário-geral Carlos Medauar Reis, o secretário-geral adjunto Pedro Nizan Gurgel e a tesoureira Daniela Borges. 
Na oportunidade, foram empossados também o novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Augusto Coutinho, e sua diretoria. O ato foi administrativo, a posse solene de todo o conselho será no dia 21 de janeiro, na Reitoria da UFBA.
A mesa alta da cerimônia contou ainda com presença dos novos conselheiros federais Fabrício de Castro Oliveira, Inana Campos e Maurício Vasconcelos, do ex-presidente da OAB-BA Thomas Bacellar, e do conselheiro decano Adilson Affonso de Castro, que comandou a formação da mesa e deu posse ao presidente Luiz Viana. "Um dia da semana complicado, por que é um feriado, no entanto estamos com este auditório repleto de advogados dando todo apoio, pois a posse de Luiz Viana hoje significa esperança, sonhos, defesa das prerrogativas, melhorias para os advogados e combate à corrupção", afirmou Adilson. "E eu como um companheiro dele das primeiras horas tenho certeza que Luiz Viana vai fazer uma ótima administração, ainda melhor que a anterior", completou.
Após tomar posse, Luiz Viana passou a presidir a mesa e em seu discurso ressaltou que buscará a unidade da advocacia na Bahia. "Unidade, que seja essa a minha primeira palavra como presidente reeleito. Através da unidade vamos fortalecer a nossa entidade para enfrentar os desafios que nós temos pela frente" declarou. Relembrando palestra recente de um grande mediador internacional, Viana destacou que dois grandes elementos que causam conflitos são medo e exclusão. "Eu espero que nós possamos trabalhar com destemor e inclusão. Destemor de enfrentar as crises que nós haveremos de vivenciar em 2016. Crise econômica, crise política, crise moral, crise ambiental, mas para nós da advocacia sobretudo uma crise de mercado. Uma crise grave que exclui muitos colegas. E um dos nossos grandes desafios será enfrentar com destemor a inclusão de todos os colegas advogados que estão sendo excluídos", destacou.
Viana agradeceu à sua primeira diretoria, "uma excepcional diretoria", declarou, e disse que para que um projeto de unidade dê certo ele tem que partir do pressuposto de princípios, programas e projetos comuns. "Os valores são aqueles que a OAB tem defendido ao longo de 85 anos, sobretudo a defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da justiça social. Os programas e projetos são aqueles que nós apresentamos na campanha. Portanto nós temos três anos para realizar e implementar o programa que nós apresentamos aos nosso colegas, e que foi não apenas acolhido, foi referendado pela vitória que nós tivemos", afirmou. 
O novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB), Luiz Augusto Coutinho, prometeu agilidade, comprometimento, respeito, empenho e ainda mais dedicação em prol dos colegas, tanto da capital quanto do interior, e muitas novidades na gestão. "Vamos utilizar novas tecnologias para que a tradicional CAAB avance com a qualidade que o advogado merece. O objetivo é priorizar a ampliação de serviços e oferecer melhorias", revelou. 
Reeleição
No dia 25 de novembro de 2015, Luiz Viana Queiroz foi reeleito presidente da OAB da Bahia com 9.519 votos (55,09% do total de eleitores), cerca de quatro mil votos a mais que o segundo colocado, que contabilizou 5.514 votos (31,91%). O terceiro colocado ficou com 991 votos (5,74%), o quarto teve 596 votos (3,45%). Nulos foram 395 (2,29%), e brancos, 263 (1,52%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp