Cidades

Retrospectiva 2015: relembre fatos de Cidades que marcaram o ano

Publicado em 26/12/2015, às 05h59   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Em 2015, Salvador ficou marcada por tragédias decorrentes das fortes chuvas. O volume de chuva em Salvador foi o maior registrado desde o ano de 1995. Segundo os especialistas em mudanças climáticas choveu mais de 90% acima da média prevista. Desabamentos, deslizamentos que resultaram em mortes e pessoas desabrigadas. Na época, mais de 200 ocorrências aconteceram em diversos bairros. Mas as piores foram em Barro Branco e Marotinho, onde 13 pessoas morreram e dezenas ficaram sem casa para morar.

A Chapada Diamantina ficará marcada por 30 anos. Um incêndio durou mais de trinta dias e foi considerado um dos maiores deste século. As primeiras chamas surgiram há quase um mês. O fogo se alastrou e atingiu diversas regiões como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, Morro do Pai Inácio, Vale do Capão e destruiu a vegetação do local. Outro incêndio destruiu dezenas de palafitas nos Alagados, no bairro de Massaranduba. Setenta e duas famílias ficaram desabrigadas e receberam moradias do governo do estado.

A seca também tomou conta dos municípios baianos e 251 cidades decretaram estado de emergência, o que corresponde a 60% dos 417 municípios do estado. Mais de um milhão de pessoas foram afetadas.

Professores e técnicos administrativos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decretaram greve por tempo indeterminado no dia 28 de maio e que só terminou após quase cinco meses. Outras universidades aderiram a paralisação por cerca de três meses. A greve iniciou no dia 10 de maio e só terminou no dia 7 de agosto.

E Salvador, enfim inaugurou novas linhas do metrô. A Estação da Lapa está sendo reformada e a capital baian recebeu o título de Cidade Música pela Unesco.

Saiba o que mais marcou as cidades em 2015 assistindo o vídeo na íntegra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp