BNews Pet

Especialista alerta sobre usar fantasia em cães: "incrivelmente perigoso"; entenda

Susan Flores por Pexels
Usar fantasia em cães pode ser perigoso e especialista não aconselha a usá-las  |   Bnews - Divulgação Susan Flores por Pexels

Publicado em 20/10/2022, às 13h01   Cadastrado por Milena Ribeiro



Em período de festas de halloween, muitos tutores têm se empolgado e fantasiado seus pets. Os vários vídeos que surgiram nas redes sociais de animais de estimação fantasiados tem preocupado alguns especialistas. Os donos de pets podem não saber, mas determinadas roupinhas e acessórios podem fazer mal aos companheiros de quatro patas.

Colocar dentes de plástico na boca de um animal de estimação, por exemplo, é "incrivelmente perigoso", de acordo com a veterinária da Everypaw Pet Insurance, Anna Foreman.

"Dentes falsos são construídos para dentes humanos e, portanto, os recuos neles não se encaixam corretamente", explicou Anna ao The Mirror. "Isso significa que as dentaduras podem não apenas danificar os dentes reais de um cão, mas também não se encaixam corretamente - o que as torna um risco de asfixia e corpo estranho", continuou.

Anna continuou falando sobre os graves riscos que os cachorros podem sofrer por causa da brincadeira. "O cão pode engasgar com os dentes, o que pode ser fatal, ou pode engolir os dentes - as dentaduras podem obstruir a abertura do estômago para os intestinos ou para os próprios intestinos. Na pior das hipóteses, os cães podem sofrer consideravelmente e morrer de obstruções de corpos estranhos".

A veterinária ainda disparou: "Não há razão para colocar dentes falsos na boca de um cachorro além dos cosméticos – isso simplesmente não é ético".

As roupinhas também podem incomodar os cães. Mesmo sendo fofas, as vestimentas devem ser utilizadas apenas se não deixar o pet desconfortável. Ela explicou que os tutores devem estar atentos aos sinais. Por exemplo, se o cachorro colocar a roupinha e logo ficar muito agitado, tentando tirá-la ou, ao contrário, ficar "congelado" com as orelhas e a cabeça baixa, ele não está gostando da situação. A orientação é retirar a fantasia.

"O mais preocupante é que alguns animais podem se tornar agressivos quando vestidos com fantasias devido à angústia que sentem ao usar roupas. Eles podem começar lambendo o nariz ou os lábios, bocejando e se virando, mas isso pode se transformar rapidamente em rosnados e mordidas", pontuou.

Se o tutor faz questão de fantasiar o pet, a especialista aconselha que o dono busque materiais macios e que não sejam apertados. "Um cão só deve usar uma fantasia se não estiver exibindo comportamentos relacionados ao estresse. Não há nenhum caso em que vestir um gato ou um animal de estimação pequeno seja ético ou de seu interesse", finalizou.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp