BNews Agro

Curaçá sedia seminário sobre cultivo e manejo da pitaya até esta sexta-feira

Divulgação
A Pitaya está em expansão no mundo e, no Brasil, é cultivada nos estados de São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/02/2022, às 09h02   Redação BNews



O município de Curacá, na região norte da Bahia, sedia até esta nesta sexta-feira (18) o Seminário de Formação Técnica para Cultivo e Manejo da Pitaya. A iniciativva é da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), em parceria com a Fundação Luis Eduardo Magalhães e Companhia de Desenvolvimento e Ação Social.

A planta está em expansão no mundo e, no Brasil, é cultivada nos estados de São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais. No entanto, a produção é aquém da demanda nacional, cujo cultivo proporciona uma boa alternativa de renda para pequenas e médias propriedades, se tornando um negócio atrativo e rentável.

O chefe de gabinete da Seagri, Alisson Gonçalves, explica que o cultivo da pitaya no semiárido baiano se torna uma alternativa para o sertanejo, uma vez que ela tem baixo custo de produção e pouco consumo de água.

“O governo do Estado, através da Seagri, apoia e incentiva o cultivo desta planta, pois se torna mais um vetor de desenvolvimento para os pequenos e médios agricultores”, pontua Gonçalves acrescentando ainda que a capacitação conta com cerca de 60 inscritos, sendo voltada para secretários municipais da agricultura, técnicos agrícolas e produtores rurais.

A formação é dividida em aulas práticas e teóricas, sendo 16 horas em sala de aula e 4 horas no campo, no pomar de Ponto Novo. O curso é ministrado por Dejalma Nolasco, também conhecido como Professor Pitaya.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp