Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Loirinha Tilápia

Divulgação
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/04/2024, às 05h50   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Loirinha Tilápia
Uma beldade da sociedade baiana acabou de deixar um ninho bem recheado e está a bater asas atrás de outros gravetos. A turma do judiciário/político já começa a comentar que um grande político local já tem andado com a Barbie em jantares e ponte aéreas de baixo para cima. O seu antigo sócio tem brigado onde chega, defendendo seu legado e apostando que a moça voltará para seu ninho. Mal sabe ele que o ex-sócio apresentará ela ao graúdo e estará velejando sábado pela Baía de Todos os Santos. Tilápia dessa ninguém deixa fugir da rede, Doutor.

Ferry-boat em chamas
A licitação do sistema ferry-boat promete pegar fogo. Denúncias pesadas com dossiê e fotos com gravações, têm dado o tom ao processo. Muita gente graúda no processo girando para lado e para outro. O governador Jerônimo Rodrigues promete entrar com a mangueira de bombeiro para apagar o fogo.

Arrasa Trancoso
Quem pensara que Trancoso, um balneário tão elegante e chique no país e mundo, pudesse ser tão arrasado e devastado. Pois é, o fato é que uma turma pra lá de traquina está metendo a patrol e caçambas e devastando tudo que sai pela frente no paraíso baiano. As más línguas afirmam que o prefeito Jânio Natal já está de saco cheio dessa turminha cheia de bolsa Hermes e camisa de linho e promete botar para correr. Dizem que uma Xênia amazona dá as cartas nos loteamentos. A comunidade promete subir o tom e procurar as ONGs e o MPF.

Caos e desordem
O fim da janela partidária vem sendo marcada por mudanças e falsidade no meio político. Inclusive um edil fez um certo drama afirmando que queria um vereador no seu time, mas que "infelizmente" não conseguiu. O outro foi pra outro partido após cansar de esperar, mas não sabemos como serão as cenas dos próximos capítulos. Aguardando as novidades.

Os rejeitados
Dizem que Alexandre Aleluia tentou sair do PL por medo do impacto do "22", mas foi rejeitado nos outros partidos. Sidninho também tentou virar tucano, mas também foi rejeitado no PSDB.

O trem de João 1
O ex-prefeito de Salvador, João Henrique (PL), tem apostado na questão do VLT do Subúrbio como plataforma em sua pré-campanha por um mandato na Câmara Municipal de Salvador. Recordando a atuação que o levou a ser eleito prefeito em 2004 - o então deputado estadual fazia publicidade com a derrubada de taxas de estacionamento em shoppings, por exemplo - hoje ele propõe um abaixo-assinado a favor de tarifa social em ônibus para a população do Subúrbio que pagava R$ 0,50 no trem. Será que a estratégia dará certo? No PL, JH ainda é uma incógnita sobre o desempenho nas urnas; é visto como aposta arriscada de João Roma.

O trem de João 2
Os bolsonaristas também não gostaram nada da filiação de João ao PL. Estão na bronca com João Roma com medo de fracassar nas urnas. Nomes como o do presidente do grupo Bahia Direita, Alexandre Moreira e do ex-vereador Cezar Leite, estariam entre os insatisfeitos.

Globeleza municipal
Virou moda na Câmara Municipal de Salvador o vereador usar a programação da Globo pra tentar se reeleger. Depois de Kiki Bispo pongar na fama de Davi Brito, do BBB 24, agora o vereador Marcelo Maia apresentou uma moção de aplausos para a Globo por causa da homenagem do Domingão do Huck a Raul Gil (??????????).

Desordem no Galinheiro
Após muitos meses de investigação, a ALBA finalmente resolveu implantar o Conselho de Ética que terá como foco investigar Binho Galinha. Os deputados têm evitado se posicionar sobre o aliado, que é suspeito de envolvimento no crime organizado. Contudo, o tema continua sendo um tabu. Inclusive, os deputados trataram de derrubar a sessão ordinária desta quarta-feira 15 minutos após a abertura para evitar qualquer posicionamento.

Oportunismo debaixo d'água
Bruno Reis tem sofrido ataques da oposição por conta das fortes chuvas na cidade. Ele inclusive causou nas redes sociais após publicar uma foto na chuva ajudando moradores. Muitos falaram que era só mídia, outros que ele está se aproveitando da situação. A oposição petista e agregada também explora politicamente a questão. Contudo, o mesmo grupo silencia quando a questão são as enchentes frequentes em vários municípios do interior da Bahia.

Lá e cá
A ex-prefeita de Candeias, Tonha Magalhães, após ter a filiação anunciada ao Avante - ela deve tentar eleger-se mais uma vez para gerir a cidade da RMS - publicou nota dias depois para dizer que ingressar em partido da base de Jerônimo Rodrigues não implica afastamento de ACM Neto. Tonha relembrou os mais de 30 anos de relação com o carlismo para dizer que não se afastou do grupo. A repercussão, entretanto, poderia fazer o filho Júnior Magalhães "morder a boca" em Salvador. Dizer que não se afastou de Neto seria também ato em benefício de Juninho.

Pernas pra que te quero
Diante dos rumores de que vai levar uma rasteira de Roberta Santana em Feira de Santana, o deputado Zé Neto já está alardeando por aí o lançamento de sua pré-candidatura no município. O evento acontece no próximo domingo e vai contar com a presença de Jerônimo. O parlamentar quer algo apoteótico para não dar brecha para uma eventual substituição pela neófita petista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp