Cidades

Fêmur de bebê é quebrado durante parto em maternidade na Bahia

Divulgação
Choro contínuo do bebê indicou a constatação da ruptura do fêmur  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/04/2024, às 08h55 - Atualizado às 09h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Há cerca de uma semana, a família de uma gestante enfrenta a esperança de ter o cenário de um bebê revertido. Identificada como Pietro, a criança teve o fêmur quebrado durante o parto. O caso aconteceu na Maternidade Regional de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Por causa do ocorrido, parentes da vítima denunciam a equipe médica que realizou o procedimento na última terça-feira (9). Uma semana depois, o bebê continua com a perna engessada. A avô Guiomar Carvalho mencionou que a filha de 16 anos deu entrada na maternidade em trabalho de parto no dia 8 de abril.

Com o último ultrassom, feito em 13 de março, em mãos, as duas mostraram que a criança estava sentado. Devido a posição do bebê, a mãe entendeu que teria um parto cesárea. Em contrapartida, foi dito a ela por partes dos médicos que o parto poderia ser normal.

"A enfermeira disse que parto sem dor não era parto", mencionou a avó do bebê, em entrevista à TV Bahia. 

Parto

Depois de horas de espera na maternidade, o pé do bebê saiu pelo canal vaginal da mãe. Com isso, a equipe médica analisou que uma cesárea deveria ser feita para retirar a criança. O nascimento de Pietro então aconteceu, mas, em seguida, a família notou que a criança tinha um choro insistente.

Somente por meio de um Raio-X, foi constatado que o fêmur de uma perna estava quebrado. Após contatos com a maternidade, nenhum retorno foi dado, ainda segundo a avô, mas a criança está bem. 

Nesta segunda-feira (15), sete dias após o nascimento, o bebê segue internado na maternidade e passa bem. A mãe da criança teve alta médica, mas voltou para o hospital por causa de infecções nos pontos da cesárea e febre. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

O BNews entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para saber mais informações, mas, até a publicação desta matéria, não houve retorno. Por volta das 9h21, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) respondeu por meio de nota.

De acordo com a nota, a Sesab a direção da Maternidade de Camaçari trabalham na  instauração de sindicância para apurar detalhadamente o fato e identificar a eventual omissão e/ou má conduta por parte dos profissionais.

"No que se refere ao bebê com fratura de fêmur, que fora identificada após o nascimento, ele segue sendo acompanhado pela unidade, por um especialista, com assistência integral", finaliza o comunicado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp